quinta-feira, 25 de outubro de 2012


NEM TUDO NA VIDA DE UM POLICIAL É GLORIOSO



Analisando o vídeo acima, além de ter uma bela letra e melodia, retrata uma realidade que muitos policiais estão sujeitos, afinal passamos mais tempo com os companheiro(a)s de serviço, em escalas extenuantes, do que em nossas próprias casas. Porém não estamos tratando aqui, de casos extras conjugais, afinal cada um que cuide da sua vida, o que reflete na tropa, é o que nos preocupa.
A vida de um operacional, que está no “front” diário, sabe que para desenvolver qualquer trabalho, ou simplesmente executar seu ofício, não são apenas as máquinas (viaturas, motos), e equipamentos (armas letais e não letais), que devem estar aptas para o trabalho, ou como dizemos: “prontas para em condições dê”...
A máquina humana, essa sim, deve estar apta a operar os instrumentos supramencionados, mais como pode um ser humano (policial) dotado das mesmas qualidades dos não policiais (paisanos)...ter esses tipos de problemas, pois são treinados para enfrentar situações de mais alto estresse??? (Afinal, há quem diga que policial não pode passar por crises).
Toda situação, que ocorre na vida de um policial, reflete significativamente no trabalho, nenhum agente de segurança, por mais “casca grossa”, que seja, está livre dos infortúnios, antes ou após o trabalho.

O que eu tenho haver com isso?

Em um trabalho em equipe a máquina humana não pode falhar (mais falha), assim espera a sociedade e os policias são cobrados diariamente em relação á isso. Um descuido pode ser fatal, uma vida pode ser ceifada, tanto dos criminosos (menos pior), quanto do paisano, de um integrante da guarnição, ou do próprio agente com problemas.
Muitos sucumbem, e recorrerem à subterfúgios para fugir das pressões, eis algumas delas;
  • Problemas conjugais
  • Problemas financeiros
  • Desmotivação pessoal e profissional
  • Perseguições no trabalho
  • Estresse diário das ocorrências
  • Etc...
Alguns acreditam que isso vai resolver momentaneamente seu problema:
  • Relações extraconjugais
  • Atos criminosos, roubo, furto e tráfico
  • Confusão, violência físicas (justiça com as próprias mãos)
  • Consumo de álcool, drogas e derivados
  • Etc...
Os profissionais que administram os plantões de cada corporação, sabem exatamente as dificuldades de lidar com pessoas que estão passando por esses problemas, pois as faltas ao serviço aumentam, se tem dificuldade de alocar o agente no plantão e a desconfiança tanto dos companheiros de trabalho quanto da população que reconhece atos inapropriados de um dependente químico, são alguns itens que acabam atrapalhando a rotina policial.

Poucas são as corporações que investem em tratamentos preventivos, a fim de evitar que o agente cai no mal agouro, os próprios envolvidos sentem-se envergonhados de procurar ajuda, pois tem receio, do preconceito que possa  vir a ocorrer.

Esse pavio curto que é o trabalho policial, pode ser acendido a qualquer hora, pois a pessoa que passa por uma dificuldade, pode se descontrolar em uma ocorrência, cometer abusos desnecessários, e vai responder por isso, trazendo-lhe ainda mais problemas. Disparos com arma de fogo é uma preocupação maior, aliado com álcool, drogas e um serviço que requer condições acima das normais para sua execução, pode gerar o fator morte, que não área da segurança pública é vista como “fracasso”, pois o maior bem, que é a vida, deve ser preservada.
O policial que passa por problemas deve procurar ajuda profissional, o que está da iminência de um problema também deve procurar ajuda profissional, afinal são várias vidas que estão por trás de um símbolo chamado farda, e um herói chamado policial. O preço a se pagar é muito alto.

Concito aos operadores da lei, à assistirem o documentário policial, que retrata na pele, as dificuldades de quem não suportou as pressões impostas pela vida, a qual todos nós estamos sujeitos a enfrentar. 

  
parte 2
   
parte 3
  
  parte 4





Autor: GCM DACUNHA

Nota: A reprodução desta postagem é autorizada, desde que reproduzida na sua íntegra e citada a fonte do blog.

Blog: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário